Thiago Matheus Würth nasceu em 28 de fevereiro de 1893, no Palatinato Renano Baviera Alemanha. Filho de Jacques Würth e Catharina Barberich Würth. Passou os 13 primeiros anos de sua vida em Paris onde estavam radicados seus pais e diversos parentes. Em Paris Freqüentou e Escola dos Irmãos da Doutrina Cristã a Escola Comunal dos Battignolles e o Ginásio Chaptal. Prosseguiu seus estudos na Bélgica na Escola Normal dos Irmãos Maristas em Pemmeroeul formando-se em Valenciennnes no dia 24 de junho de 1909.
Chegou ao Brasil no mesmo ano, onde fez o seu primeiro estágio prático de magistério no Rio Grande do Sul que teve a duração de três anos.
Retornou a Paris em 1912 a fim de prosseguir seus estudos.
Foi aprovado como mestre em Orleans, mas não chegou a assumir em face de um convite do patrocínio de estudos feito por um tio materno na Alemanha.
Matriculou-se nas Academias de Comércio de Grander Manhein e Frankfurt/Mein onde concluiu seus estudos humanísticos e de Pedagogia.
Em 1913, recebeu convite de Cônsul da França em Manhein Paul Deschars e dos seus antigos professores Chaptal Freitag e Simonot para retornar a Paris visando a ingresso na Escola Consular. A guerra de 1914, contudo prejudicou esta opção, pois Thiago Würth não pôde se ausentar da Alemanha ficando lá retido ate 1919.